Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

/ /

 

Estratégia é a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de objetivos definidos. Estratégia é entender o que você faz e o que você não faz, o que quer se tornar e – mais importante – focalizar como quer chegar lá.

Uma estratégia sólida e implementada com habilidade em uma organização, identifica as metas e a direção necessárias para que todas as pessoas definam seu trabalho e tornem a empresa bem-sucedida.

A utilização de processos estratégicos objetiva dar à organização uma vantagem competitiva sobre os rivais por meio da diferenciação. Trata-se, na realidade, de um processo irregular, descontínuo, repleto de ajustes e recomeços, passando por períodos de estabilidade, mas também por períodos de constantes mudanças, investigações, tentativa e erro, mudanças em etapas e mudanças globais. Por isto, a gestão estratégica é o planejamento e a execução de estratégias que antecipem, enfrentem e alavanquem a mudança.

A fundamentação dos conceitos e a vivência em processos de planejamento estratégico qualificam os participantes em colaborar na evolução da qualidade dos planos ou projetos que são definidos na empresa, traduzindo definitivamente a Visão de futuro da organização em uma metodologia compreensível, funcional e de fácil acesso a todos os envolvidos. É um processo contínuo e sistemático, no qual a instituição define ou revisa sua razão de existir, sua visão de futuro, seus valores e seus objetivos estratégicos.

O uso dos conceitos do Balanced Scorecard – BSC no processo de Planejamento Estratégico, colabora definitivamente na tradução da missão e da visão da organização num conjunto abrangente de medidas e de desempenho que serve para um sistema de medição e gestão estratégica. Também comunica a estratégia de maneira clara e alinhada em toda a instituição, fazendo com que todos estejam voltados a uma mesma visão de futuro, permitindo seu gerenciamento de forma sistemática.

Balanced Scorecard efetivamente coloca a visão em movimento, cria a consciência estratégica nos colaboradores, explicita o destino estratégico e estimula o diálogo na organização. O BSC é um sistema balanceado de gestão porque promove um equilíbrio entre as principais variáveis estratégicas, pois permite equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazos, entre o foco interno e o ambiente externo, entre as medidas financeiras e do capital intelectual e finalmente entre os indicadores de ocorrência e tendências.

O processo básico de um Planejamento consta das etapas:

  • Levantamento de informações e histórico da empresa e do setor
  • Elaboração dos Cenários possíveis para o setor da atividade da empresa
  • Definição de Missão, Valores e Visão de Futuro
  • Análise SWOT (pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades)
  • Definição das Estratégias ou Objetivos, utilizando o Mapa Estratégico do BSC
  • Estabelecimento dos Indicadores e Metas
  • Detalhamento do Plano de Ação, com responsáveis, prazos e recursos
  • Orçamentos para curto e longo prazo, de acordo com a Visão da organização
  • Monitoramento constante, com encontros sistemáticos.

Forças competitivas em um ambiente de negócios – Michael Porter

 

Resultados esperados com aplicação de um processo de gestão estratégica:

  • Valorização da organização e de sua imagem;
  • Maximização dos índices de desempenho;
  • Aumento do valor dos produtos e serviços oferecidos, graças à sinergia desenvolvida na cadeia produtiva de relacionamentos;
  • Aumento do comprometimento dos colaboradores com os novos valores organizacionais, assegurando a fixação desses talentos na organização;
  • Impactos positivos no clima organizacional favorável para a superação dos desafios competitivos.

 

Consultor João Orlando Vian

Especializado em estratégias e processos de planejamento, além de conhecimento em melhorias de processos, indicadores de desempenho e técnicas de negociação.

Graduado em engenharia pela FEI, com especialização em Marketing pela Harvard Business School, Administração, Negociação e Gestão de Processos pela Fundação Getúlio Vargas SP e Planejamento Estratégico pela PUC-RJ.

TOP