KPI – Key Performance Indicator ou Indicadores Chave de Desempenho – como o próprio termo sugere, são chave, ou seja, devem ser os mais importantes e portanto poucos.
Os Indicadores Chave de Performe ou Desempenho são utilizados para acompanhar os processos críticos ou mais importantes da cadeia de valor de uma organização – evidentemente relacionados com sua estratégia ou Visão de Futuro.
Neste vídeo é citada a diferenciação entre os Indicadores de Desempenho e os Indicadores de Resultado: os primeiros medem uma equipe ou um processo crítico específico, enquanto os segundos avaliam um conjunto de atividades ou processos.
Também é interessante notar a divisão entre os Indicadores Chave de Desempenho e os não chave, ou seja, aqueles que medem processos que não são críticos; assim como existem os Indicadores Chave de Resultado e os não chave – aqueles que medem resultados que não são críticos na empresa.
Uma dica esclarecedora do consultor inglês David Parmenter, é referente à regra 10-80-10, ou seja, a indicação de 10 KRIs, 80 PIs + RIs e 10 KPIs – totalizando em torno de 100 indicadores necessários em uma organização para uma gestão eficiente e adequada.
Por fim, vale aprofundar a discussão sobre como encontrar KPIs vencedores, ou seja, aqueles que de fato ajudam a companhia a melhorar seus processos críticos e que colaboram para alcançar seus objetivos ou metas estabelecidas.
Conheça o Curso Indicadores de Desempenho