Design Thinking
Design Thinking é definido por Tim Brown como “um método de atender às necessidades e desejos das pessoas de forma tecnologicamente viável e estrategicamente adequada”. O design thinking ajuda a criar e melhorar produtos e serviços, tornando-os mais úteis, utilizáveis e desejáveis para os clientes, bem como eficientes e eficazes às organizações.
Campos de atividades do Design Thinking
Design de produtos
- Estudo do Público Alvo;
- Estratégia de Diferenciação e Especialização de Produtos: cuida da função, forma e ergonomia;
- Pesquisa de Materiais;
- Criação ou Redesenho de Produtos com Marca e Imagem Própria: interface com a tecnologia.
Design gráfico
- Identidade Corporativa: marca (branding);
- Design Editorial e da Informação;
- Sinalização e Comunicação Visual.
Web Design
- Criação de Web Sites com padronização da comunicação e identidade virtual;
- Arquitetura da informação, programação e acessibilidade.
Design de embalagens
- Estudo do ciclo de vida, do transporte e do armazenamento;
- Criação da embalagem e definição dos materiais.
Design social
- Desenvolvimento de ambientes e produtos para serem usados por todos;
- Criação de projetos visando transformação social e consciência coletiva.
Design sustentável ou ambiental
- Elaboração de projetos que se preocupam com descarte ou reuso de produtos;
- Utilização de materiais que não prejudiquem o meio ambiente e que sejam economicamente viáveis.
Benefícios do Design Thinking
- Amplia o potencial de competição da empresa devido ao estilo de gestão com foco em inovação;
- Auxilia na comunicação interna e externa e na melhora do ambiente de trabalho;
- Otimiza as iniciativas de desenvolvimento de novos produtos e serviços, reduzindo o tempo de lançamento, provendo qualidade de entrega, agregando valor como diferencial e inserindo qualidade em suas características;
- Confere boa percepção da imagem da empresa junto ao mercado, funcionários, fornecedores e concorrentes, com retribuição na fidelidade da marca e no valor da organização.
O Design Thinking é uma abordagem artística e social, portanto, requer a integração de sentimentos e pensamentos, fazendo uso profundo de nossas habilidades intelectuais. Enfoca as pessoas em sua individualidade e as sutilezas dos serviços, considerando essencialmente a experiência do cliente.
Seguindo conceitos de Robert Brunner e Stewart Emery: “Como Um Ótimo Design Fará as Pessoas Amarem Sua Empresa” – ser focado em design não significa fazer produtos maravilhosos, mas transmitir uma ideia emocional e positiva para os clientes.
Consultora – Marcia Mitsue
Experiência na criação e coordenação de projetos gráficos de materiais institucionais, promocionais, marketing direto e treinamento, buscando o desenvolvimento de soluções criativas e pensadas para conectar com as estratégias da organização.
Formação em Design Gráfico e Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie, além de Pós-graduação em Marketing Digital pela Mackenzie de SP.