Diagnóstico Empresarial

Diagnóstico Organizacional

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O objetivo do Diagnóstico Organizacional é demonstrar a real situação da empresa, permitindo descobrir ou confirmar necessidades, revelar potenciais e oportunidades. Trata-se de um programa que capacita as organizações a realizarem uma avaliação da gestão, com foco nos resultados, baseado nos oito Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade.

Diagnóstico Organizacional resgata o compromisso com a obtenção de resultados que atendam as necessidades de todas as partes interessadas na organização. Com base na avaliação realizada, pode-se propor e implementar soluções, buscando a valorização da empresa, indo ao encontro da Visão de Futuro do negócio.

FNQ – Fundação Nacional da Qualidade é uma entidade com fins não econômicos, reconhecida como o mais importante agente promotor, articulador e disseminador da cultura e da excelência da gestão no Brasil.

Confira quatro motivos para sua empresa fazer o Diagnóstico Organizacional

1 – Descobrir quais são seus pontos fortes e as oportunidades de melhoria;
2 – Capacitar lideranças e multiplicadores na metodologia dos Critérios de Excelência da FNQ;
3 – Adquirir subsídios para o Planejamento Estratégico e o desenvolvimento de Planos de Negócio;
4 – Obter uma análise comparativa de seu desempenho frente às organizações consideradas referência em seu setor de atuação.

Como é feito o Diagnóstico Organizacional

O Diagnóstico Organizacional avalia como são formuladas as estratégias e estabelecidos os planos de ação e metas e como são comunicados a todos os interessados. Também analisa o desempenho de pessoas e equipes com base no cumprimento das estratégias e no grau de alinhamento dos objetivos traçados.

Diagnóstico Organizacional, desta forma, avalia os resultados frente às metas e compara com referencias pertinentes, analisando a satisfação das partes interessadas, visando alcançar resultados valorizados e de forma sustentada.

Os Critérios de Excelência garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua ou se relaciona. Os oito Critérios de Excelência e seus Itens de Avaliação são:

1. Liderança
– Governança Corporativa
– Exercício da liderança e promoção da cultura da excelência
– Análise do Desempenho da organização

2. Estratégias e Planos
– Formulação das estratégias
– Implementação das estratégias

3. Clientes 
– Imagem e conhecimento de mercado
– Relacionamento com clientes

4. Sociedade
– Responsabilidade socioambiental
– Desenvolvimento social

5. Informações e Conhecimento
– Informações da organização
– Informações comparativas
– Ativos intangíveis e conhecimento organizacional

6. Pessoas
– Sistemas de trabalho
– Capacitação e desenvolvimento
– Qualidade de vida

7. Processos
– Processos principais do negócio e processos de apoio
– Processos de relacionamento com os fornecedores
– Processos econômico-financeiros

8. Resultados
– Resultados econômico-financeiros
– Resultados relativos aos clientes e ao mercado
– Resultados relativos à sociedade
– Resultados relativos às pessoas
– Resultados dos processos principais do negócio e dos processos de apoio
– Resultados relativos aos fornecedores

O esquema de pontuação proposto utiliza uma tabela com sete alternativas que é aplicada ao conjunto de resultados apresentados, variando de 0 a 100% para cada um dos 113 Processos Gerenciais que compõe os 24 Itens de Avaliação dos 8 Critérios de Excelência.

 

Com o Diagnóstico a sua organização receberá:

  • Avaliação da Maturidade da Gestão, de acordo com a pontuação obtida;
  • Relatório dos pontos fortes e oportunidades de melhoria identificadas;
  • Análise Comparativa com organizações consideradas como referência no segmento específico em que atua;
  • Capacitação da equipe da empresa a realizar o Diagnóstico Empresarial.

 

 

 

 

O processo é conduzido por profissionais especializados da Strategia no uso e nos conceitos designados pela FNQ, permitindo instigar e conduzir reflexões para que as organizações se avaliem de forma precisa.

O programa é composto por cinco etapas, com duração definida entre a empresa e a consultoria, que em média toma cerca de três meses. No final do processo, a empresa recebe um Relatório de Avaliação, construído e compartilhado pela equipe, com os pontos fortes e as oportunidades de melhoria.

Conheça as etapas do Diagnóstico:

  1. Kick off do projeto – reunião de apresentação do programa e alinhamento com a consultoria para esclarecimento de dúvidas;
  2. Capacitação de Multiplicadores – apresentação do modelo da avaliação e da metodologia de trabalho. Nesta etapa, os participantes serão instruídos em como mapear o perfil da sua organização e como realizar o levantamento das suas práticas de gestão e resultados;
  3. Planejamento das visitas – revisão das fichas de mapeamento das práticas de gestão e resultados levantados pela equipe da organização e planejamento da agenda de visitas, para garantir que os principais pontos sejam verificados in loco;
  4. Visitas de Avaliação – verificação in loco das práticas de gestão e dos resultados identificados, permitindo analisar o grau de aderência das mesmas aos Critérios de Desempenho. Serão realizadas entrevistas com os representantes dos principais processos e das áreas envolvidas.
  5. Apresentação dos resultados, debate e encerramento – consolidação do Relatório do Diagnóstico Empresarial, com os pontos fortes e oportunidades de melhoria bem como a análise comparativa e evolutiva do grau de aderência aos Critérios de Excelência da FNQ e com organizações consideradas como referência no setor de atuação. Os resultados são apresentados em um workshop presencial com a participação de todos os envolvidos no Programa.

Para mais informações sobre o Diagnóstico Empresarial, entre em contato com nossa equipe de consultores.

 

Consultor João Orlando Vian

Especializado em estratégias e processos de planejamento, além de conhecimento em melhorias de processos, indicadores de desempenho e técnicas de negociação.

Graduado em engenharia pela FEI, com especialização em Marketing pela Harvard Business School, Administração, Negociação e Gestão de Processos pela Fundação Getúlio Vargas SP e Planejamento Estratégico pela PUC-RJ.

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