
Revendo alguns conceitos incorporados há cerca de 15 anos, a partir de várias leituras sobre estratégia corporativa e pessoal, posso afirmar que o fundamento do aprendizado sobre o tema é o definitivo interesse de Planejar e Fazer Acontecer.
Nada melhor que um balanço de 15 anos para avaliar se conceitos foram incorporados e utilizados adequadamente. Raramente na vida se atinge 100% de desempenho em alguma área – vale para o trabalho, o laser, as emoções e para o amor. Também não cheguei perto dos 100%, de aprendizado sobre este “riquíssimo” tema.
Vale comprovar que os conceitos básicos sobre como lidar com objetivos de vida e finanças pessoais são os mesmos princípios que empresários e empreendedores usam para lidar com a administração de suas empresas: planejamento e vontade genuína de fazer acontecer.
Se um empreendedor ou uma alma brasileira, como diria o ilustre escritor baiano João Ubaldo, tiver enorme vontade de fazer acontecer sem se acompanhar de planejamento, certamente conseguirá, porém com resultados limitados, como é o caso de pessoas de sucesso temporário – algo muito frequente em nosso paraíso tropical. Por outro lado, sujeitos com elevada capacidade de planejar mas sem de vontade de fazer acontecer, não sairão do lugar.
Planejar requer inteligência, conhecimento e tempo. Não é um ato isolado de pensar – também requer esforço e transpiração. Fazer acontecer depende do coração, do envolvimento com o objetivo e principalmente da vontade de arregaçar as mangas e trabalhar.
O interessante desta breve reflexão é que ambos – planejamento e fazer acontecer são atitudes que podem ser incorporadas, desenvolvidas e aprendidas. Sim, incautos leitores, planejar a vida, a família e a empresa, pode ser desenvolvido com leituras, “causos” ou experiências de outros. Podem ser atitudes incutidas em nossas mentes por repetição e aprendizado, como tabuada por exemplo.
Me despeço esperando encontrá-los para juntos planejarmos e fazer acontecer o seu futuro.
Autor – João Orlando Vian
Especializado em estratégia e planejamento, com experiência no desenvolvimento e execução de planos estratégicos, melhoria dos processos do negócio e implantação de sistemas de indicadores de desempenho – sempre na busca de geração de valor para a organização e para a sociedade.