Processos de Inovação – gerenciando o capital intelectual
Domine o Processo de Inovação como esforço disciplinado para melhorar o potencial do negócio
O curso Processos de Inovação tem objetivo de apresentar e colaborar na estruturação de um processo de Inovação em uma organização, revelando sua importância para o desenvolvimento do ambiente competitivo.
A quem se destina
O curso é destinado a pessoas interessadas em conhecer e implementar um processo de inovação em seu ambiente de trabalho, através da união das dimensões do conhecimento, de reconhecimento de temas incógnitos ou extraindo percepções de fracassos anteriores.
Qual a relação de Inovação com Capital Intelectual?
A gestão do conhecimento de uma organização, ou a gestão de seu capital intelectual é um processo integrado que visa desenvolver competências coletivas e a sabedoria das pessoas. Trata-se de um conjunto de estratégias e práticas para “minerar” os conhecimentos, tanto tácitos quanto explícitos, na organização e fora dela e promover a sua capitalização e coletivização. Não tem fronteiras – abrange toda a rede de vínculos da organização e não se limita a dirigentes e talentos. Desta forma, as pessoas se motivam a desenvolver e contribuir para o incremento do conhecimento coletivo, o suporte à inovação, a maior rapidez nas respostas às necessidades de mudança e ao aperfeiçoamento das operações e do desempenho.
A Organização na Era da Inovação
Os tempos atuais são tempos de novos valores, de muita mobilidade e de intensa competitividade. A explosão do “Conhecimento” está na base de tudo isso. É por isso que o Conhecimento é a grande força motriz desta época, uma grande onda de impacto que está na raiz de todas as modernas tendências que moldam o mundo de uma forma diferente do que jamais havia sido.
Nas organizações, a educação corporativa pode desempenhar papel essencial nesse processo. Assim, as organizações que não administram bem a aprendizagem limitam seu capital intelectual e estão caminhando para a esclerose e para o desaparecimento prematuro. A mera sobrevivência já exige contínua renovação e contínuo aprendizado.
Para sobreviver e crescer, a organização precisa começar novos ciclos de renovação, no próprio ápice do sucesso. A organização na Era do Conhecimento faz muitas coisas que antes não faria: libera a capacidade criativa dos funcionários, responde rapidamente às mudanças do consumidor, inova sempre para poder competir, adiciona valor continuamente a produtos e serviços, estabelece parcerias duradouras e produz cada vez mais para novos, menores e diferentes nichos de mercado. A organização também deve estimular a mudança e planejar para antecipar problemas e oportunidades, aprender com os parceiros internos e externos, produzir qualidade em tudo, especialmente um ambiente de trabalho em que administradores e funcionários confiam e valorizam um ao outro.
Programa do Curso Processos de Inovação
- Criatividade vs. Inovação;
- Inovação Revolucionária, Disruptiva e Incremental;
- Conhecimento Tácito x Explícito;
- Conhecimento e Competitividade – relação com conceitos da Fundação Nacional da Qualidade;
- Clima e Cultura Organizacional;
- Criação do conhecimento em uma organização – a espiral do conhecimento: Inovar, Registrar, Promover e Acumular;
- O sistema da Gestão do Conhecimento: processo, gerenciamento, evolução e inovações;
- Estruturação da Gestão do Conhecimento de uma organização:
- Criação da Intranet;
- Desenvolvimento da Gestão por Competências;
- Transferência do conhecimento através de Coaching e Mentoring;
- Implantação de um sistema de Inteligência Competitiva;
- Desenvolvimento da educação dos funcionários via Universidade Corporativa;
- Uso da internet para aprimorar conhecimento através do E-learning;
- Promoção de relações com as partes através da Responsabilidade Social;
- Medições e Monitoramento dos indicadores do Capital Intelectual, seguindo Steward e Edvinsson & Malone:
- Foco financeiro
- Foco no cliente
- Foco no processo
- Foco na renovação e desenvolvimento e
- Foco humano.
- Os componentes do Capital Intelectual:
– Capital Humano: experiências, habilidades e atitudes dos colaboradores;
– Capital Estrutural: estratégias, marcas, tecnologias, direitos, processos, redes internas, sistemas, banco de dados e arquivos;
– Capital Externo: clientes, fornecedores, alianças, comunidade, ambiente legal e concorrência. - Competências do Gestor de Conhecimento;
- Empresas benchmarkings em Gestão do Conhecimento;
- A melhor empresa para se trabalhar – modelo Great Place to Work.
Metodologia, dicas, exemplos práticos e exercícios
- Apresentação expositiva e estudos de casos;
- As barreiras na implantação de Inovações e os preparativos para enfrentar os potenciais riscos internos;
- Exercícios práticos para fortalecer processos que levem à Inovação;
- Exemplos de casos reais de organizações que estruturaram processos de Inovação com sucesso;
- Recomendações de literatura e atualizações sobre Processos de Inovação.
Duração, local e investimento
O curso de Processos de Inovação é oferecido on-line e in company – em português ou espanhol. O treinamento pode ser de 8 ou 16 horas, dependendo da disponibilidade e interesse dos envolvidos. Certamente o curso de 16 horas tem mais profundidade, pois dispõe de mais tempo para base teórica e casos práticos.
O investimento para o curso de 8 horas é de R$ 1.800,00; enquanto para o de 16 horas é de R$ 3.300,00 para as opções on-line e presencial (na Grande São Paulo) – para até 9 participantes.
Entre em contato com a nossa equipe e solicite mais informações.
Instrutor João Orlando Vian
Especializado em estratégias e processos de planejamento, além de conhecimento em melhorias de processos, indicadores de desempenho e técnicas de negociação.
Graduado em engenharia pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), com especialização em Marketing pela Harvard Business School, Administração, Negociação e Gestão de Processos pela Fundação Getúlio Vargas SP e Planejamento Estratégico pela PUC-RJ.