Artigos Strategia

  Compreender a IA e o aprendizado de máquina (machine learning) não é mais tarefa apenas de consultores de tecnologia, departamentos de TI e cientistas de dados. Hoje, todo líder e gestor deve conhecer os fundamentos práticos da IA. Felizmente, é possível que quase qualquer pessoa aprenda os fundamentos de como a IA funciona e

OKR – Objetivo e Resultados-chave

Trata-se de um processo que vem sendo largamente utilizado por grandes corporações para definições e monitoramento das estratégias. Assim como no processo de planejamento através do conceito do BSC (Balanced Scorecard), a opção OKR (Objective and Key Results) aponta para o desdobramento dos Objetivos significativos em todos os níveis da organização. Os Resultados-chave devem ser

  Acompanho com grande interesse os processos de inovação nas organizações, principalmente as genuínas tupiniquins. As startups, principalmente as digitais, em qualquer lugar e mesmo por aqui, são ágeis, inovadoras e aparentemente prontas para o futuro. A maioria somente tem uma grande ideia ou uma importante fonte de inspiração e cópia. Não importa, vale tudo

Diretrizes na Transformação Digital

  Empresas estabelecidas gastam enormes recursos tentando se transformar em líderes digitais de algum novo ecossistema, no entanto, normalmente o resultado é sofrível. Muitos executivos acreditam que a ameaça representada pelos disruptores digitais exige uma resposta gigantesca e destruidora dos modelos de negócios estabelecidos. No entanto, a solução é adotar uma abordagem incremental de transformação

Um quebra-cabeça chamado Brasil

Aproveitei um excelente texto do jornalista do “O Estado de São Paulo” – João Gabriel de Lima, da edição do dia 16 de janeiro de 2021, e focalizei o tema abordado para a vital necessidade em todas as organizações e sociedades de um Rumo ou uma Visão de futuro. Na verdade, a indicação da necessidade

Gestão de Crises

  Crise é a sequencia acelerada de eventos que causa perda de controle e consequências crescentemente indesejáveis. Crises estimulam as emoções dos envolvidos, reduzem a objetividade e induzem comportamentos inadequados. A origem das crises é ardilosa: não é a gravidade da situação que faz eclodir a crise, é o contexto emocional dos envolvidos. Uma crise

Inovação como oportunidade

  A inovação está de volta ao topo da agenda corporativa. Nunca foi uma moda passageira, mas sempre dentro ou fora de moda, a inovação é redescoberta como um facilitador de crescimento a cada 6 a 8 anos (aproximadamente a duração de uma geração gerencial). Muitas vezes, no entanto, entusiasmos sobre inovação são seguidos por

Novos tempos, novos desafios!

  A rentabilidade financeira das empresas desapareceu, as despesas “obrigatórias” subiram de patamar, o mercado diminuiu de tamanho e o uso da informática está cada dia mais presente – de maneira contundente e revolucionária! Essa é a realidade vivida pelas empresas atualmente, em todos os ramos de atuação, seja em serviços, comércio ou indústria. Então,

Planejar e Fazer Acontecer

  Revendo alguns conceitos incorporados há cerca de 15 anos, a partir de várias leituras sobre estratégia corporativa e pessoal, posso afirmar que o fundamento do aprendizado sobre o tema é o definitivo interesse de Planejar e Fazer Acontecer. Nada melhor que um balanço de 15 anos para avaliar se conceitos foram incorporados e utilizados

Administrar uma organização não é um trabalho fácil para o empresário. Exige conhecimento do mercado, visão estratégica, capacidade em manter uma equipe realizadora e muitas outras habilidades para atingir os melhores resultados e de maneira sustentável. Diversos temas devem ser cuidadosamente analisados e revistos a todo momento e um deles é a técnica de negociação

Visão de Futuro

Este último vídeo da série sobre Indicadores de Desempenho focaliza o uso de Indicadores nos processos estratégicos da organização.  A recomendação é empregar o mesmos conceito de Meta SMART para a definição de Visão de Futuro, explicitando onde se deseja chegar, com clareza e com data de checagem. Cabe abordar que os Indicadores de

A importância do Dashboard

O painel de bordo ou dashboard dos Indicadores de Desempenho é uma ferramenta que permite monitorar, em tempo real, o andamento e a evolução de diferentes demandas e projetos. Com ele, as pessoas da organização passam a ter acesso, de maneira clara e objetiva, a informações relacionadas à gestão e ao desempenho da empresa. 

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